06 setembro, 2007

.
. .
.
.
.
Londres, Harrods
.
.
Paris, Hediard
.
.
Paris, Fauchon
.
.
Nova Iorque, Dean & Deluca
.
.
.
As mercearias são espaços que me fascinam.
Frascos e latas em prateleiras simetricamente alinhados.
Vinagres, óleos e azeites, pimentas.
Enchidos e queijos.
Compotas, chocolates e bolachas.
Os produtos frescos e os secos.
Mundo mágico de cores, sabores e aromas a chás, cafés, frutos e especiarias.
As embalagens, os pacotes, as cores, o antigo papel pardo, os sacos em pano cru.
.
Lembro a antiga Jerónimo Martins, à Rua Garrett; as das Portas de Santo Antão, fabulosas no Natal; e as recentes Deli Delux (a Santa Apolónia) e Moy (agora ao Príncipe Real).
Das sofisticadas Fauchon e Hediard (Paris), Fortnum & Mason e Harrods, (Londres), Dean & Deluca (Nova Iorque), às modestas de bairro, onde persiste um atendimento personalizado e atento, o encantamento é constante.
.
.
.
.
.

12 comentários:

Pedrita disse...

também tenho fascínio por mercearias. beijos, pedrita

TRIONFO AL GRAND disse...

Encanta-me o pequeno comércio!=)

Adoro as antigas mercearias. Aqui em Cascais na zona Histórica há um pequeno "espaço" que é um mimo.

Tudo muito artesanal, com bolinhos de areia caseiros, as compotas o doce de tomate embalado nuns frascos adornados com uma "capinha" na tampa e "amarrado" com um cordel.

Tudo muito simples, mas muito limpo de imenso gosto. Vezes muitas, vou visitar o "espaço" e perco-me com estas delicias...

Esta pequena mercearia está sempre repleta de "estrangeiros" completamente deslumbrados pelo que lá encontram.=))

Zénite disse...

Oh, proporcionaste-me uma visita à mescla de aromas da minha infância, em que sobressaíam, nas mercearias, os do café e do cacau e as essências de canela, pimenta... e sei lá que mais!

Grato pelo link dos Castelos.

Bom fim-de-semana.

P.S.: virei com mais tempo saborear tudo o que por aqui há.

Anónimo disse...

A faca longa e cravada à pedra que cortava o bacalhau...a manteiga, a banha vendidas a peso de colheradas...o café em pacotes de papel...o sabão cortado consoante a quantidade que se queria...o cheiro a café e canela...a "Farinha Amparo" que fazia as minhas delícias...os gatos e chapéus-de-chuva de chocolate...os pequenos cubos de marmelada embrulhados em papel transparente...os reservatórios, com tampa, de feijão e grão...

Era assim a mercearia do "senhor António"...anos 50...na Rua Francisco Metrass, em Campo de Ourique.

teresamaremar disse...

Pedrita

bem que podia dizer como são ainda as mercearias no Brasil. Algo dos principais artigos etc.

Tenho certa curiosidade.

teresamaremar disse...

Trionfo

tem de me dizer o nome e onde fica. Apenas conheço aquela loja de vinhos no centro, não na Rua Direita, mas na outra empedrada que vai dar ao largo de esplanadas.

teresamaremar disse...

Zénite,

ainda que os produtos se mantenham, os cheiros são já outros, não é? Igual com os sabores.

Pegando na sugestão da Prada, quanto à loja de Cascais, fui há dias, em Cascais também, a uma loja de gelados tradicionais. Escolhi baunilha e morango. Ia à procura do sabor de então (a fábrica diz-se tradicional), porém os sabores ficaram muito além dos daqueles gelados vendidos naquelas motoretas, cobertos de papel de seda.
Ainda lembro bem esse sabor.

teresamaremar disse...

Rigoletto

pois é... quando fiz o post lembrei da manteiga ao quilo, que ainda vi ser vendida na Jerónimo Martins à rua Garret.
E a característica faca de bacalhau fez-me agora lembrar antigos Natais.
Frente à casa dos meus pais existia um Val do Rio, que na véspera de Natal fechava pelas 9h da noite. Grande era a azáfama mesmo nesses fim de tarde/noite.

Quanto ao café, hei-de fazer um post com uma máquina gigantesca que fotografarei na minha próxima visita ao lugar. É uma loja de chás, cafés, bolos e rebuçados a quilo e todos os restantes artigos segundo a ocasião... ovos de chocolate e amêndoas na Páscoa, frutos secos no Natal...
Muito curiosamente, essa loja, propriedade então de uns amigos dos meus pais, abriu no dia em que nasci, e mantêm-se activa.

Quando era pequena adorava um almoço que a minha avó por vezes me "concedia"... alheiras de Mirandela (compradas nesta dita lojinha), ovos estrelados e batatas fritas. :) hoje uma autêntica bomba calórica.
Outros tempos!

Anónimo disse...

pelas fotos, as mercearias de portugal são como os mercados no brasil. o mais tradicional de são paulo é o mercado municipal, http://www.mercadomunicipal.com.br/fot.htm . eu tenho hábito de visitar os mercados municipais das cidades que vou, porque sempre trazem frutas, especiarias e pratos típicos de cada região. o de manaus traz objetos feitos pelos índios e farinhas, frutas da região.http://www.manaus.am.gov.br/manaus/pontosTuristicos/mercadoMunicipal outro que é um ponto turístico tradicional é o de salvador, o mercado modelo. http://www.portalmercadomodelo.com.br/mm/galeria/artesanato.asp com artefatos, farinhas típicos da região.

teresamaremar disse...

Olá de novo Pedrita

resposta rápida :)

também gosto de visitar os mercados das cidades que visito. Aí sente-se a vida real, não a fabricada para turista.
E os produtos variam. Lembro de num mercado de Viena ter encontrado, curiosamente, montes de bancas com ervas aromáticas.
Em Marraqueche... uma sedução de cores e cheiros.
E em LaRochelle, França, predominam as ostras.

Visitarei os links que indica.

Grata pelas indicações.

TRIONFO AL GRAND disse...

É mesmo na zona História de Cascais. Entre o Teatro Gil Vicente e, numas dessas escondidas travessas. É um lugar mágico.

Doslugares que eu mais gosto daqui em Cascais é mesmo a zona histórica. Só os nomes:Beco Torto, calçada dos inválidos e por ai adiante...=)

A gelataria ou geladaria, que a Teresamaremar fala é na rua Valbon é a SANTINI, muito famosa! Têm um enorme album de fotografias do Rei D Juan Carlos quando viveu no nosso pais. E fazia da "SANTINI" um local de encontro e culto para os seus amigos.

A SANTINI é famosa pelas suas natas mas que me perdoem os "segredos" da Santini, mas já comi gelados muito mais saborosos aqui em Portugal.

Se acontecer ir um dia e por algum acaso, encontrar um dos actuais "donos", leva com uma pasta da História da Santini e do Rei D.Juan Carlos.=)))

teresamaremar disse...

Olá Trionfo

a gelataria é a Santini sim, com algums dessas fotos fantásticas expostas.

E o Teatro Gil Vicente eu sei onde é, porém... encontrar a mercearia entre essas ruelas não será fácil, perguntando talvez existam outras mercearias.
Quando por lá voltar a passar diga-me o nome da rua e até da mercearia, se ela o tiver.

:)